quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Gratidão

Hoje é Thanksgiving aqui nos EUA, um dia para reconhecer e agradecer. Então hoje eu decidi reconhecer os maiores ensinamentos dos meus pais. Foram muitos, mas decidi listar os principais.

Trabalho e dedicação
Aprendi pelo exemplo dos meus pais que não devemos medir esforços para alcançar nossos objetivos. Vi meu pai e minha mãe trabalhando arduamente dentro e fora do lar para proverem o melhor para a família. Vi os dois trabalhando de dia e estudando a noite, revezadamente, para nos darem educação, comida e casa e ainda assim, estarem  presentes na nossa vida, cuidando, amando e prontos para nos ajudar.

Honestidade e transparência
Minha mãe sempre me ensinou que mentira tem perna curta e as poucas vezes que menti quando criança, percebi que era verdade, porque ela sempre descobria. Mas eles me ensinaram também que honestidade é mais do que falar a verdade. É não se aproveitar de uma situação para tirar vantagem, é não omitir e é não dever nada para ninguém. E eles são grandes exemplos disso para mim.

Autossuficiência
Meus pais aprenderam muito cedo e com bastante sofrimento o valor da autossuficiência e nos ensinaram a buscá-la o tempo todo. Por muitos anos minha família teve dívidas para pagar. Foi necessário muito sacrifício, trabalho e desprendimento para conseguirem quitar tudo. E não tem sensação melhor do que dormir com a consciência tranquila. Aprendi que essa é uma busca constante e que muitas vezes precisamos abrir mão de mordomias para alcançá-la.


Muitas vezes meus pais nos pediam para orarmos pedindo por alguma coisa. Meu pai dizia que "oração de criança é mais forte". Acho que é porque as crianças não tem medo e acreditam cegamente no que querem. Dessa forma aprendi que quando queremos alguma coisa justa e lutamos por ela, ela se torna possível.

Amor e perdão
Ao ver o amor que eles tem um pelo outro, aprendi o valor do amor. Aprendi que amor incondicional está vinculado a perdoar o tempo todo. Aprendi que devemos dar e receber amor o tempo todo e que é o sentimento mais nobre do mundo.

Respeito
Não importa quem seja, aprendi que devemos respeitar as diferenças. As pessoas têm opiniões e realidades diferentes e não precisamos sempre concordar, mas devemos sempre respeitar.

Família
Aprendi que a família é o nosso maior bem. Aprendi a honrar, amar e respeitar meus pais e que meus irmãos são meus melhores amigos. Aprendi que eles são diferentes, muito diferentes e que, mesmo discordando, devemos nos apoiar, ajudar, respeitar, amar e perdoar. Aprendi que justiça nem sempre é igualdade. Sei que na família é onde encontramos maior felicidade e realização. Vi meus pais lutando por isso e vejo isso hoje na minha família que se inicia. Talvez por isso queira ter tantos filhos... Por ter tido os melhores companheiros e amigos na minha infância, desejo o mesmo pros meus filhos

Sou eternamente grata aos meus pais por tanto sacrifício, tantos ensinamentos e tanto amor. Sei que as famílias podem ser eternas e o meu maior desejo é poder ficar com eles para sempre.






Nenhum comentário:

Postar um comentário