sexta-feira, 23 de outubro de 2015

9 meses e uma grande lição

Muitas pessoas inclusive meus pais, marido e familiares já me falaram que eu sou sortuda, nasci com a bunda pra lua, que tudo que eu quero acontece. Confesso que em algumas coisas me considero sortuda sim. Mas  a verdade é que eu tenho um péssimo hábito. Eu desisto fácil. Se alguma coisa parece que não vai dar certo, rapidamente eu descarto e procuro outra coisa para fazer. Horrível, eu sei. Talvez por isso algumas pessoas achem que as coisas simplesmente acontecem pra mim. Se eu vejo que pode dar certo, eu corro atrás e dou tudo de mim e aí é claro que dá certo.

A Bella completa 9 meses hoje. Sou abençoada por ter um emprego que me permite trabalhar de casa, então passo o dia todo com ela. ADORO observar ela brincar e se desenvolver. Aliás, desenvolvimento infantil sempre foi uma paixão. Quando fiz intercâmbio uma das matérias que escolhi e foi uma das preferidas (com um A no final do ano) foi Child Development. E tenho observado cada coisa que ela aprende, cada minuto do crescimento dela. E aprendi uma grande lição.

Ela NUNCA desiste. Tudo que ela (e todos os seres humanos) aprendem é depois de muito esforço, dedicação e, mais importante, frustração.  Foi assim quando ela estava aprendendo a se sustentar sentada, a pegar objetos, e todas as outras coisas. Mas acho que se tornou ainda mais evidente há pouco tempo, quando ela estava aprendendo a engatinhar e agora que quer ficar em pé o tempo todo. 

O quartinho dela é baseado no método desenvolvido por Maria Montessori. Há pouco tempo (quando achei que era importante, pois o quartinho montessoriano está sempre mudando e se adaptando `as novas fases da criança) instalamos (o vovô Ricardo instalou) uma barra e um espelho no quarto dela. Desde o início ela adora se olhar no espelho, faz caras e sons e sorri, mas ela não conseguia levantar sozinha, então eu a colocava lá, para gerar interesse. Depois de alguns dias fazendo isso, parei. Ela já conhecia, tinha o ambiente e usaria a barra quando estivesse pronta. Não demorou muito e a danadinha já estava lá. Se ajoelhava e segurava na barra, mas não conseguia ficar de pé. Muitas vezes tentava várias vezes e caía. As vezes acompanhando a queda, vinha um chorinho. Eu consolava ela e passado alguns minutos lá estava ela de novo. Sem desistir. 

Em poucos dias ela conseguiu se suspender pela primeira vez. Ela deu gargalhadas e quando foi bater palminhas caiu. Tentou mais algumas vezes e não conseguiu. Eu só observei e fiquei pensando na frustração dela. Mas eu sabia que era uma coisa que ela tinha que aprender sozinha, estive lá para consolar e dar colo quando ela chorava, mas não interferi. No dia seguinte ela conseguiu de novo. E de novo. Caiu algumas vezes. Em poucos dias ela passou a conseguir levantar sempre que queria. E ela adora! Dá pra ver que é uma conquista. Mas ela não para por aí. Agora quer da passinhos se segurando, ou soltar a barra e se equilibrar nos pezinhos. E ela cai. hahaha. 

Comecei a refletir sobre isso. Todos nós nos desenvolvemos assim. Em que momento da vida passamos a ter medo de frustrações? 

Preciso ser mais como a Bella e me dedicar mais. Não desistir na primeira semana de academia, só porque faltei um dia, ou de ser saudável porque comi um chocolate, ou de cozinhar porque queimei um arroz, ou de qualquer outra coisa que tenha vontade. A vida é aprendizado e é frustração. É dedicação e trabalho duro. Nada vem de graça, pra ninguém.

Espero conseguir colocar isso em prática e me desafiar mais e mais. Porque a vida é pra gente se superar e ser o melhor que podemos ser e aprender a lidar com as frustrações, porque elas existem desde que nascemos.

E olha que ela só tem 9 meses. Imagina daqui alguns anos...

O dia que a barra foi instalada



Essa não foi a primeira vez que ela subiu, mas foi a primeira vez que filmei!

Um comentário:

  1. Muito bom exemplo Bellinha! RS.. Também me serviu de lição. Só não consegui ver o vídeo.. 😘

    ResponderExcluir