quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A última

O curso de engenharia eletrônica da PUC tem uma ótima iniciativa; em alguns períodos do curso, os alunos tem que desenvolver um projeto para expor em uma feira no final do semestre. O Thiago apresentou ótimos projetos nos últimos 3 anos. Todos eles deram muito trabalho e tiraram muitas noites de sono, mas o resultado sempre foi satisfatório. Há dois anos,  o Thiago começou a trabalhar no TCC dele. 

Me lembro muito bem, quando faltavam algumas semanas para o nosso casamento, estávamos passeando de bicicleta na lagoa e o Thiago me falou do projeto que queria desenvolver e eu só pensei nas horas que passaria sem ele. Deu pra ver que era um projeto extremamente complexo e que exigiria muita dedicação. Fingi que entendi o que o projeto fazia e dei todo o apoio que podia. E aí começou. Acho que nem ele imaginou que o resultado seria tão satisfatório. Acho que ninguém imaginou.

Bom, vou explicar o que eu sei do projeto. Não vou usar os termos certos e talvez nem fique claro o que é, mas para quem tem interesse em entender, sugiro que converse com o Thiago. Mas antes de falar sobre o projeto dele, é preciso entender o que é um PLC. Achei uma ótima explicação aqui

"Controlador lógico programável, também chamado PLC ou controlador programável, é um dispositivo de computador que controla equipamentos em oficinas industriais. A quantidade de equipamentos que os PLCs podem controlar são tão variados quanto as instalações industriais deles. Sistemas de transportador, linhas de máquinas de processamento de alimentos, máquinas CN e até mesmo um sistema de elevadores prediais, provavelmente haverá um PLC para controlar estas coisas. Em um sistema de controle industrial tradicional, todos os dispositivos de controle são enviados eletrônica e diretamente de um para outro de acordo com como é suposto que o sistema opera. 
Em um sistema de PLC, porém, o PLC substitui a instalação elétrica entre os dispositivos. Assim, em vez de ser telegrafado diretamente de um para outro, todo o equipamento é telegrafado ao PLC. Então, o programa de controle dentro do PLC provê a "conexão de instalação elétrica" entre os dispositivos. O programa de controle é o programa de computação armazenado na memória do PLC que conta ao PLC o que supostamente está entrando no sistema. O uso de um PLC para prover as conexões de instalações elétricas entre dispositivos de sistemas é chamado "softwiring"." 

Basicamente, o PLC é um cérebro. Ele recebe comandos e dá a ordem de como executa-los. É um dispositivo usado nas indústrias, principalmente. Só que além de serem muito caros, são uma caixa preta. Poucas pessoas podem dar assistência, consertar, etc. Todo o serviço é muito caro. E o Thiago veio com uma proposta de fazer um PLC de código aberto, ou seja, todo o seu código está disponível na internet. Ele usou softwares gratuitos para fazer e disponibilizou toda a pesquisa online. Qualquer pessoa pode ver como funciona, contribuir, consertar ou montar o seu. Este é o openPLC.


Foram muitas noites sem sono, muitos sábados e feriados investidos nisso, mas tenho que admitir que valeu a pena. Primeiramente, valeu a pena ver o sorriso lindo do Thiago durante essa última semana. muito muito feliz do projeto ter funcionado e animado pra expor ele na feira. Valeu a pena quando vi os professores e alunos encantados com o projeto. Valeu a pena quando vi ele funcionando. 
Foi uma grande conquista para o Thiago e o resto do grupo e pra mim também. Estamos animados para colher os frutos de tanto esforço e investimento.
Mas como eu disse para o Thiago ontem "Acabou de começar!" 







Nenhum comentário:

Postar um comentário