quarta-feira, 11 de maio de 2016

Desmame Noturno

Acordei um dia naturalmente pela primeira vez em meses. Bella tinha dormido 7 horas seguidas, por algum motivo. Olhei para o Thiago e perguntei "Bella mamou essa noite?" Ele respondeu que não. Olhei o relógio e já eram 6 da manhã. Nem acreditei!!!

O dia seguiu maravilhoso! Eu me senti cheia de energia, feliz e muito mais paciente e disposta a brincar com a Bella. Foi então que comecei a pensar mais seriamente sobre realizar o desmame noturno, pois vi como podia ser uma mãe ainda melhor quando estava descansada.

Comecei a ler sobre o assunto, conversei com o Thiago, algumas amigas e com o pediatra. Bella já estava com 1 ano e 2 meses e ainda mamando 4 vezes só de madrugada. Eu já estava virando zumbi, minhas olheiras permanentes e o Thiago também se sentia sempre cansado.

Decidi. Está na hora. Ela não precisa mais mamar a noite. É hábito. Me senti segura com minha decisão. Planejamos começar quando o Thiago entrasse de férias das aulas para poder me ajudar.

O dia chegou, era uma quarta feira. Fizemos a rotina da noite com ela, como sempre... Janta, banho, livro, oração e mamá. Enquanto ela mamava olhei pra ela e falei "filhinha, vc está tão grande. Já anda, já comunica com a mamãe, já tem cadeirinha de mocinha no carro, agora vc não precisa mais mamar a noite. A noite o auau vai dormir, a mamãe vai dormir, a vovó vai dormir, os esquilinhos vão dormir, até o sol vai dormir. Você também precisa dormir. Quando o sol aparecer, você pode mamar o quanto quiser. Mas a noite não tem mais mamá, tá bem?"

Ela sorriu e continuou mamando. E eu me preparei para o que pudesse vir. 11:00 ela acordou, demos água e ela voltou a dormir. 1:30 ela acordou. Thiago ficou com ela até as 2:00. Ela chorava e fazia sinal de mamá. Fui ficar com ela para o Thiago descansar. Passei 1 hora cantando músicas, fazendo carinho, conversando e ela chorando, puxando minha blusa e pedindo para mamar. Partiu meu coração, mas eu sabia que precisava ser firme. Dei todo o amor do mundo pra ela. 3:00 o Thiago voltou e ficou com ela mais meia hora até ela dormir.

Por volta das 4 ela acordou de novo, demorou mais uns 40 minutos para dormir. Ás 6:00 ela chamou e eu peguei ela, mostrei o sol pela janela e falei "agora você pode mamar". Ela mamou, mamou, mamou. Foi um alívio para nós duas, porque eu estava com o peito gigante.

A partir daí só melhorou. Já tivemos 2 episódios dela dormir a noite inteirinha. Mas ultimamente ela nem tem pedido para mamar e quando pede, logo volta a dormir, quando explicamos que está de noite.

Estou vivendo outra vida, com mais energia e dias mais divertidos com ela. O humor dela melhorou porque ela tem dormido mais a noite. Tenho certeza de que tomamos a decisão certa, no momento certo. Não teria feito antes e nem esperado mais. Segui meus instintos e foi maravilhoso, apesar de muito difícil.

Cada mãe sabe seu momento, seu limite. Eu cheguei no meu. Continuo amamentando em livre demanda durante o dia e AMO. São momentos íntimos de nós duas, que eu adoro. Principalmente quando ela olha pra mim, sorri e continua mamando. Ou quando ela pede quando eu abaixo a blusa, ela dá gargalhadas e vem com a linguinha pra fora, doida para mamar.

Leitinho da mamãe é amor líquido.

manhã pós noite 1. Desespero.

Manhã pós noite 10 - dormimos a noite toda!

amor líquido

2 comentários:

  1. Todo esforço vale a pena! Parabéns pela dedicação. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Todo esforço vale a pena! Parabéns pela dedicação. Abraços

    ResponderExcluir